Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Desfragmentação de Disco.

Afinal o e que é uma Desfragmentação de disco? Com certeza a grande maioria dos usuários não sabe o que é e muito mesmos como executar uma desfragmentação.

Na verdade fragmentação acontece quando os dados do disco rígido não são periodicamente modificados, fazendo com que sejam armazenados "em pedaços" (fragmentos) com isso, deixando a leitura e gravação dos mesmos seja muito mais lenta do que se ele estivesse armazenado em um único "pedaço".

Exemplo:

Arquivo 1 (Parte 1) || Arquivo 2 || Arquivo 1 (Parte 2)

Veja que para acessar o Arquivo 1, a cabeça de leitura do HD deve ler um pedaço dele, “pular” o Arquivo 2, e depois continuar. Quando mais arquivos e mais dispersas as partes deles estiverem, mais tempo levará. Até porque a cabeça de leitura é uma peça mecânica, que precisa se mover fisicamente e acessar a superfície do disco, que fica girando em alta velocidade. Traduzindo: lentidão. Isso é inevitável, pois constantemente coisas são gravadas, apagadas, renomeadas...

Para resolvermos este problema podemos utilizar de algumas ferramentas como:

Desfragmentador do Windows:

As plataformas Microsoft já trazem um aplicativo de desfragmentação padrão com os seus sistemas.

No Windows XP para efetuar a desfragmentação é só selecionar a unidade do disco que deseja desfragmentar (C:, D:), clicar com o botão direito do mouse e então em propriedades, selecionar a aba ferramentas, e em seguida em Desfragmentação.


Utilizando os programas:

My Defrag 4.3.1 - Download


Defraggler 1.20 - Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário