Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

Montagem e Manutenção de Computadores - Ferramentas Básicas

Por: Daniel Luis Holz.

Olá caros leitores.

Já faz algum tempo que eu não passo por aqui. Hehe. Infelizmente estes últimos meses andam um pouco turbulentos, afinal, quem trabalha com TI sabe como é complicado se gerenciar o tempo atuando nesta área. Pois bem, por mais que este blog não vem sendo atualizado, o mesmo recebe uma média de 100 a 170 visitas diárias (Já chegou ao pico de 3000 em um único dia), para muitos estes números parecem “medíocres” mas para um blog que possui apenas alguns artigos e uma média de postagens de 1-post/3-meses acredito que seja algo interessante. Estive analisando as estatísticas e percebi que a maior parte do trafego do meu blog vem dos sites de busca, e este ultimo post (Montagem e manutenção de computadores) foi o mais acessado da "historia" do mesmo, com isso resolvi realizar mais uma postagem do mesmo e se possível, me policiarei para adquirir tempo de atualizado com mais freqüência.

Então, nós assessores e consultores de suporte em TI (ou bem, técnicos em informática) sabemos o quanto é necessário estarmos bem preparados para qualquer atividade a ser realizada com o mínimo de tempo para não deixarmos nenhum cliente “na mão”, as ferramentas que utilizamos tanto físicas como lógicas é a segunda peça mais importante em uma boa reputação nesta área (seguido da 1ª – Conhecimento), assim, resolvi dedicar este 2ª post de Montagem e Manutenção de Computadores dedicado a elas, nossas ferramentas de trabalho:

Começando pelo tradicional alicate de crimpagem RJ-45/RJ-11, souvenir indispensável em nossas peripécias do dia-dia. Este daqui eu adquiri com um vendedor de ferramentas/produtos químicos que passa pela minha cidade semanalmente, o mesmo custou certa de R$ 75,00, que se pagaram no 1ª trabalho realizado.

Aqui estão outras peças muito importante, as chaves de fenda/estrela, nada de especial nesta parte, afinal sua única utilidade é apertar/desapertar parafusos, vejo muitos técnicos que utilizam chaves caras mas estas de R$ 4,00 e R$ 5,00 reais, estão comigo á quase 5 anos e nunca me deixaram na mão.

Nem deveria postar a foto destes pinceis aqui massss, nada de especial pinceis básicos que podem ser encontrados em qualquer loja de ferragens, (sim, eu não tenho nenhum pincel anti-estática) e sou feliz assim =).

Aqui estão algumas chaves e utilitários mais específicos, utilizados na manutenção de notebooks, algumas chaves aqui possuem valor mais alto, afinal possuem uma liga de metal especial em suas pontas, que ajudam muito na desmontagem de determinados equipamentos, outros acessórios interessantes e bem adaptados são essas ferramentas utilizadas por dentistas, em micro componentes se tornam perfeitas (ótimas para rompimentos de trilhas em CI) hehe.

Estes acessórios eu utilizo muito, esta “redezinha” ajuda muito á não arranhar o notebook quando o mesmo é desmontado, e a pulseira anti-estática não sai do meu pulso enquanto realizo meus trabalhos em hardware em minha bancada.

O multi-teste, indispensável e a estação de solda básica.

Porta parafusos ajuda muito na organização e agregam uma ótima agilidade na busca pelo parafuso perfeito! :P

Bom pessoal, é isto, vejam que por mais que sejam simples estas ferramentas, as mesmas cabem muito bem a sua função, para se ser um bom profissional não é preciso ser extravagante, apenas ser honesto e sempre buscar o conhecimento.

Fica ai o meu MSN, acho o mesmo extremamente útil para a troca de conhecimento profissional. E bom trabalho a todos!

Um comentário:

  1. Cara, gostei muito do post. Acho que faltou um alicate de bico fino! ( eu uso bastante quando um parafuso emperra!rsrs)

    Porta parafuso é d+... estarei providenciando um imediatamente no meu trabalho! ;D

    ResponderExcluir