Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Montagem e Manutenção de Computadores - Introdução

Por: Daniel Luis Holz.

Bom, depois de vários meses sem nenhuma publicação, resolvi voltar a atualizar este Blog, o mesmo será mantido por mim apenas para compartilhamento de informações relacionadas à Informática em geral, voltarei alguns tópicos a atividades relacionadas ao meu dia-dia de consultor.

Recomeçando, vou falar um pouco sobre Montagem e Manutenção de Computadores, o mesmo, será abordado em três capítulos onde apresentarei algumas técnicas e erros mais comuns na montagem e manutenção de micros.

Atualmente com o amplo acesso á informática em geral acabamos nos debatendo com muitas pessoas que se dizem “especialistas, e técnicos da área”, nem sempre estas titulações prezam a eficiência e conhecimento do mesmo. Formações TÉCNICAS, de 2 á 3 anos em torno de 420 horas, em muitos casos preparam o profissional para o mercado de trabalho para atuar em derivadas ramificações dentro da TI. Por sua vez existem aqueles cursos oferecidos por pequenas empresas de formação especial, que duram em média 40 ou até 20 horas/aula; ai que mora o perigo, muitos desses “formandos” acabam abstraindo uma pequena faixa de conteúdo e por si saem mercado afora “formatando” computadores. Ressaltando que o verdadeiro consultor de informática não é apenas aquele que coloca o CD-ROM do S.O instala o mesmo.

Com isso, uma série de problemas começam a aparecer. Ontem mesmo, recebi o chamado de um cliente, então, fui até a empresa por sua vez havia o relato de que o micro estava se reiniciando com freqüência, avaliei os parâmetros principais (temperaturas, tensão, dispositivos de I/O), em seguida entrei no SO, o computador era bem defasados em suas configurações eram; Durom 950Mhz, 256MB de memória DDR-RAM, mas o que me assustou veio em se guinda, a maquina carregava o sistema operacional, Windows XP, e instalado nele, Office 2010, Nero v10, Power DVD 103D, Avast 5, e uma série de programas multimídia, e olha, a maquina nem possuía unidade de CD/DVD-RW. Por que instalar o Nero e Power DVD??? Então, acessei processos do sistema, uma simples planilha do Exel estava utilizando 120MB de memória o Avast mais 90MB com isso, o que temos? 210MB de memória sendo utilizada por apenas dois aplicativos, e memória virtual estava com mínimo e maximo de 512MB; Causa do problema encontrada, o swap de memória RAM e memória virtual estava muito alto, com isso a gravação de dados na memória virtual estava sobrepondo espaços em disco utilizados por outros aplicativos (grave falha dos sistemas MS) e causava a nossa tradicional Tela Azul da Morte seguida da reinicializarão do micro.

Mas concluindo, este é um entre vários casos onde a falta de conhecimento acaba por prejudicar o usuário final. Nos próximos posts abordarei outros erros cruciais dos quais me deparo diariamente. Obrigado pelo acesso.

2 comentários:

  1. De acordo.
    Realmente, muitos pecam em utilizar sempre o mesmo perfil de programas, muitos deles realmente desnecessários e/ou inapropriados para a máquina.
    É necessário sempre utilizar o perfil de programas adequados, e o SO apropriado.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. eu costumo utilizar configurações o mais leves o possível e deixar a máquina com uma cara legal (as vezes coloco a "cara" do vista no xp superlite), pois o usuário doméstico quer mesmo uma maquina que seja rápida e com um visual bonito, e quando avalio que ele tem no lugar de Memória RAM uma "vaga lembrança hã?" - é pra rir - *rá* oriento a expansão de memória se for viável, e se não for, já passo orçamento de um upgrade de placa processador e memória. ;)
    Bom post!

    ResponderExcluir